EDIFÍCIO

RESIDENCIAL

FLORENÇA

 

 

 

MANUAL DO

PROPRIETÁRIO

 

 

Endereço: Avenida Professor Mário Werneck, 2.394 – Bairro Buritis

CEP: 30575-180  -  Belo Horizonte - MG

 

ÍNDICE

 

 

INTRODUÇÃO......................................................................................................................04

 

 

I -INSTRUÇÕES SOBRE USO E MANUTENÇÃO ...........................................................05

 

 

II.-SERVIÇOS EXECUTADOS, SUAS CARACTERÍSTICAS E CUIDADOS COM MANUTENÇÃO  CONSERVAÇÃO....................................................................................06

 

     1.  Fundações

     2.  Supra Estrutura

     3.  Paredes

     4.  Esquadrias de Alumínio

     5.  Esquadrias de Madeira e Madeira em Geral

     6.  Vidros

     7.  Mármores e Granitos

     8.  Impermeabilizações e Vedações

     9.  Jardineiras

    10. Instalações Hidrossanitárias, Louças e Metais

    11. Instalações Contra Incêndio

    12. Instalações Elétricas

    13. Instalações Telefônicas

    14. Antena Coletiva

    15. Instalações do Porteiro Eletrônico / Interfone

    16. Instalações Mecânicas

    17. Recomendações Gerais

 

III - PROVIDÊNCIAS DE EMERGÊNCIA .......................................................................16

 

    1.  Princípio de Incêndio

    2.  Vazamento em Tubulação Hidráulica

    3.  Vazamento em Tubulação de Esgoto ou Entupimentos

    4.  Curto-circuito

    5.  Parada de Elevadores

    6.  Vazamento de Gás

 

IV - LIGAÇÕES COM CONCESSIONÁRIAS ..................................................................18

 

        1.  Ligação de Energia - CEMIG

        2.  Ligação de Telefone - TELEMIG

 

 

V - CONSTRUÇÃO E RESPONSABILIDADE TÉCNICA................................................19

 

       1.  Construção

       2.  Responsável Técnico

 

VI - AUTORES DO PROJETO.............................................................................................20

 

       1.  Projeto Arquitetônico

       2.  Projeto Estrutural

       3.  Projeto de Instalações

       4.  Projeto de Fundações

       5.  Execução de Fundações  

 

VII - TERMO DE GARANTIA.............................................................................................21

 

 

VIII - RELAÇÃO DOS PRINCIPAIS EMPREITEIROS E FORNECEDORES COM RESPECTIVAS ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS.......................................................23

 

      1.  Esquadrias

      2.  Pedras

      3.  Fornecimento e aplicação de monomassa e tecno-jete

      4.  Cerâmicas

      5.  Tábua corrida / parquet e lambri

      6.  Portas

      7.  Assentamento de portas e tábua corrida

      8.  Aplicação de cera e verniz nas portas, forros e armários, pintura e aplicação de sinteco

      9.  Instalações hidrossanitárias

    10.  Acabamentos e louças

    11.  Forros em gesso

    12.  Instalações elétricas e telefônicas

    13.  Luminárias

    14.  Antena coletiva

    15.  Interfone / Portão Eletrônico

    16.  Elevadores

    17.  Pára-raios

    18.  Instalações de gás canalizado

    19.  Impermeabilizações

    20.  Paisagismo

    21.  Vidros

    22.  Consultoria técnica

    23.  Equipamentos de incêndio

 

 

IX - PROJETOS ISOMÉTRICOS ...............................................................................30

 

INTRODUÇÃO

 

 

 

 

 

O presente manual de uso e manutenção se destina a fornecer ao Condomínio do Edifício Residencial Florença todos os dados e informações necessárias ao correto uso e manutenção do imóvel adquirido, para que você possa usufruir e conservar corretamente o seu imóvel, permitindo-lhe proteger e valorizar seu patrimônio.

 

 

Estão aqui reunidos, além de instruções e informações, nomes, endereços e telefones dos projetistas, construtores, fabricantes e fornecedores de serviços, materiais e equipamentos utilizados para construção do edifício.

 

 

São todas empresas idôneas, com larga experiência na atividade de edificações e a elas poderá a administração do condomínio se dirigir quando necessário.

 

 

Tal medida visa simplificar o atendimento ao condomínio, colocando em contato direto com a empresa responsável pela fabricação e instalação de materiais, equipamentos, serviços, etc. Elas oferecerão a assistência mais correta e adequada.

 

 

Recomendamos ainda que, a contratação de profissionais ou empresas para execução de reparos seja feita com reconhecida competência profissional e idoneidade, a fim de evitar dissabores. Em caso de dúvida, teremos prazer em prestar quaisquer esclarecimentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO I

 

 

 

INSTRUÇÕES SOBRE USO E MANUTENÇÃO

 

 

 

 

Seu imóvel foi construído com uma série de materiais heterogêneos que estão sujeitos ao desgaste, mesmo com o uso normal, mas certamente se usados adequadamente, recebendo uma boa conservação, terão aumentada sua beleza e vida útil.

 

 

Lembre-se de que o uso inadequado das instalações e/ou equipamentos poderá trazer-lhe despesas extras e a perda de garantias.

 

 

A partir do momento do recebimento das chaves, e conseqüente posse do imóvel, a responsabilidade pela conservação do mesmo será inteiramente sua, independente das garantias legais que “Lanna Valle Engenharia e Construções Ltda.” faz questão de assumir.

 

 

Os técnicos da “Lanna Valle” vistoriaram e testaram o funcionamento de todas as instalações de seu imóvel antes de considerá-lo concluído. Porém, é possível que algum detalhe ainda mereça ser retocado. Se tal acontecer, notifique a “Lanna Valle” da irregularidade que na sua maneira de ver possa comprometer a qualidade do seu apartamento.

 

 

A construção de um imóvel ainda obedece a um processo artesanal. Portanto, use o bom senso e não se detenha em pequenos detalhes que, mesmo apresentando alguma imperfeição, não comprometam a aparência e a qualidade do conjunto. Suas reclamações, que devem ser feitas por escrito, em formulário próprio, junto ao escritório Lanna Valle, serão analisadas pelo corpo técnico da construtora e, quando julgadas procedentes, serão prontamente corrigidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO II

 

 

 

SERVIÇOS EXECUTADOS, SUAS CARACTERÍSTICAS E CUIDADOS COM MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO

 

 

Abaixo estão listados alguns itens que merecerão atenção especial quanto a sua manutenção preventiva e conservação:

 

1 - Fundações:

 

Este prédio possui fundações em estacas tipo Franki e Strauss, devendo-se evitar escavações próximas aos mesmos, bem como sobrecarregá-los com carga sobre os pisos, floreiras e outros elementos não determinados no projeto original.

 

2 - Supra Estrutura:

 

Este prédio é construído em concreto armado, não sendo possível a retirada total ou parcial de pilares, vigas e lajes, bem como submetê-los a cargas não previstas no projeto original.

 

3 - Paredes:

 

As alvenarias foram executadas em blocos de concreto celular autoclavado - “sical” devendo-se manter os seguintes cuidados:

 

- Não retirar, total ou parcialmente, uma parede de alvenaria sem a prévia consulta ao construtor quanto a orientação sobre segurança estrutural, passagem de canalizações, vigas invertidas, etc.

 

- Ao colocar pinos de sustentação para elementos a serem pendurados na parede, verificar se a alvenaria resiste ao peso, assegurando-se que não haverá agressão às tubulações embutidas nas paredes.

 

 

1 - Buchas Tipo “S Fischer” (S6, S8, S10)

 

- Empregar este tipo de bucha apenas para cargas de pequeno valor e baixo risco.

   Ex: quadros, enfeites...

- O diâmetro da broca (Øb)  deverá ser de aproximadamente 1mm inferior ao diâmetro da bucha.

- A profundidade do furo (Lf) deverá ser 10mm maior que o comprimento da bucha.

- O comprimento do parafuso (Lp) deverá ser igual ao comprimento da bucha + a espessura do material a ser fixado + 5mm. (mínimo).

 

- As cargas de serviço são as seguintes:

 

        S6     -       5 Kgf         * Conforme fixings catologues nº 28\8

        S8     -       10Kgf                * Coeficiente de segurança adotado > 7

        S10   -       15Kgf       

 

 

2 - Buchas tipo “S-H-R FISCHER”

 

- Empregar este tipo de bucha para cargas de maior valor e responsabilidade.

- Material disponível na SICAL: S8 - H80 - R.

- A profundidade do furo (Lf) deverá ser 10mm maior que o comprimento da bucha, i.e., Lf +  90mm.

- O comprimento do parafuso (Lp) deverá ser igual ao comprimento da bucha + espessura do material a ser fixado + 5mm.

- Carga do serviço para “S8 - H - 80R” = 20Kgf

- Diâmetro da broca (Øb) = 8mm.

- Diâmetro do parafuso (Øp) = 6mm.

- Caso hajam dúvidas ou necessidade de cargas de serviço superiores, favor contatar a SICAL (031) 800-5868 (ligação gratuita) solicitando falar com o DEPARTAMENTO TÉCNICO.

 

OBS.: NÃO UTILIZAR FURADEIRA DE IMPACTO.

 

- Não use prego e martelo, e, sim, furadeira e parafusos com buchas.

 

4 - Esquadrias de Alumínio:

 

As esquadrias de alumínio do edifício receberam uma película de óxido de alumínio, aplicada sobre perfis e chapas por processo eletroquímico, cuja finalidade é proteger e decorar o material. Após anodização, as peças sofrem um processo de selagem dos poros.

 

Mantenha as peças móveis lubrificadas (quando for o caso) e em bom estado de conservação, evitando batidas em portas ou caixilhos que possam danificar a peça bem como comprometer sua fixação à parede.

Não apoie escadas ou outros objetos na sua superfície.

As dobradiças, fechaduras, pinos de segurança, etc., não devem ser submetidos a esforços para os quais não foram projetados.

Limpar periodicamente as esquadrias e sempre seguindo o sentido de acabamento da película.

Limpar periodicamente os drenos existentes nos peitoris das janelas (canaletas entre os trilhos das folhas de correr), deixando-os sempre desobstruídos, sem o que ocorrem, comumente, infiltrações por ficar impedido o escoamento da água, ocasionando manchas na parte inferior das paredes.

Verificar sempre a vedação peitoril – esquadria. Não se deve remover, em qualquer hipótese, as massas de vedação aparentes aplicadas nas esquadrias e em suas junções com o revestimento externo.

Não deixe respingar sobre as esquadrias tinta, cal, ácidos, cimento ou gesso. Caso isso aconteça, limpe imediatamente com pano úmido e logo após com flanela seca.

Para remover respingos de tinta, óleo, graxa ou massa de vedação, passe um solvente tipo varsol.

Para retirar poeira, passe apenas uma flanela ou pano macio, seco. Nos cantos de difícil acesso, usar pincel de pêlos macios.

Para remover fuligem, limpe com água quente e seque com pano macio.

Para limpar sujeira ou detritos de pássaros, lave com água e sabão de coco, enxaguando e secando.

Nunca empregue qualquer tipo de palha de aço.

Após a limpeza, por qualquer dos métodos acima, é aconselhável a aplicação de uma camada de cera líquida ou removedores à base de cera.

Se futuramente ocorrer, por má utilização ou limpeza inadequada, qualquer defeito de funcionamento, entre em contato com a empresa fornecedora das esquadrias de alumínio do edifício, que lhe dará assistência técnica.

 

5 - Esquadrias de Madeira e Madeiras em geral:

 

As peças de madeira não devem ter contato com a água em hipótese alguma, pois são materiais suscetíveis a deformações quando expostos a esta situação e devem também, serem resguardadas da excessiva exposição aos raios solares.

 

O seu apartamento deve ser dedetizado e descupinizado para sua proteção a cada 6 meses.

 

Esta medida é importante, inclusive em armários, prateleiras e outros objetos de madeira, colocados por você, pois estes materiais não descupinizados podem transmitir focos de cupins às esquadrias do apartamento.

Quando o apartamento ficar sem uso por muito tempo, deixar as portas dos armários abertas para evitar o aparecimento de mofo.

 

6 - Vidros:

 

Os vidros possuem espessura compatível com a resistência para seu uso natural. Evite batidas com caixilhos e pancadas por meios mecânicos. Os vidros do Hall de elevadores são de segurança – Laminados espessura 6 mm.

 

7 - Mármores e Granitos:

 

Nessas peças, recomendamos aos proprietários cuidados na limpeza dos mesmos. Nunca se deve utilizar produtos de limpeza agressivos, tais como palha de aço, ácidos, sapólio, detergentes muito fortes e/ou abrasivos, nem remova a sujeira com faquinhas. É aconselhável, de 3 em 3 meses, aplicar um demão muito fina de cera incolor para conservação e proteção.

 

Nas peças em granito, utilize um pano úmido com detergente neutro biodegradável para limpeza.

 

Nos peitoris em mármore, prepare uma pasta com gesso, água, um pouco de bicarbonato de sódio e algumas gotas de benzina. Aplique essa pasta sobre a peça e retire quando secar. Não utilizar sapólio para  limpeza do peitoril (desgaste)

 

8 - Impermeabilizações e Vedações:

 

Os banheiros, cozinhas, áreas de serviço e, sacadas devem ser limpos com pano úmido ou esponjas. Evite o uso de detergentes, que pelo seu alto poder de abrasão, tendem a eliminar os rejuntamentos dos pisos e paredes, provocando infiltrações generalizadas.

 

Não é permitido o uso de escovas de aço, estiletes ou vassoura piaçava pois essas retiram o rejuntamento.

 

A revisão dos rejuntamentos deverá ser feita semestralmente, pelo proprietário do imóvel, caso seja necessário.

 

No caso de constatação de umidade nos tetos desses cômodos, solicitar ao proprietário do apartamento superior que promova o rejuntamento dos pisos, ralos e das peças de louça. Se a umidade for próxima ao rodapé de cômodo vizinho a esses, rejunte o seu cômodo impermeabilizado.

 

Não use elementos agressivos, como derivados do petróleo, soda cáustica e ácidos.

 

Pelas características técnicas específicas das impermeabilizações, sob nenhuma hipótese, faça quaisquer modificações ou alterações nessas áreas, pois poderão agredir a impermeabilização. Consulte-nos, antes. As modificações mais comumente verificadas são:

 

    - Troca de revestimento;

    - Construção de jardineiras, lajes, paredes;

    - Modificação de paredes, ralos, etc.

 

Caso haja algum entupimento em ralos, tomar cuidado para que, ao desentupi-los, não sejam furadas as camadas de impermeabilização ou os próprios ralos, possibilitando, assim, a passagem d’água por baixo da impermeabilização.

 

Alertamos que, normalmente, as garagens não são preparadas para lavagem de carros, pois não possuem instalações próprias para esse fim, bem como impermeabilização específica. Os veículos só devem ser limpos com panos umedecidos através de balde e nunca diretamente por mangueiras, evitando-se infiltrações generalizadas nos pavimentos imediatamente abaixo das garagens.

 

Caso sejam feitas alterações de área nos terraços ou pilotis, cuidar para que os caibros ou similares não sejam fincados no piso, rompendo a impermeabilização.

 

9 - Jardineiras

 

Quando for fazer a substituição de alguma planta, evitar trocá-la por plantas que possuam raízes longas e/ou fortes. Estas raízes causam entupimentos e agridem a impermeabilização.

 

Evitar utilizar instrumentos pontiagudos ou contundentes para não ferir a impermeabilização.

 

Suas plantas estarão sempre bonitas se forem tratadas adequadamente. Em caso de dúvidas, procurar uma floricultura.

 

Não deixar a jardineira sem molhar por muito tempo (mais de um mês), pois esse é o tempo médio de retenção de água que essa jardineira suporta. Além disso, as plantas morrerão por falta d’água.

O nível do solo deve  estar a pelo menos dez centímetros do topo da jardineira, para que não haja transbordamento d’água e também, posteriormente, de terra, uma vez que há um crescimento de aproximadamente dois centímetros anuais no nível da terra. Portanto, deve-se fazer um replantio completo a cada cinco anos no máximo.

 

10 - Instalações Hidrossanitárias, louças e metais:

 

As canalizações da instalação hidráulica foram executadas em tubos de PVC, tendo sido testadas antes da entrega do imóvel. Para evitar futuros transtornos, alguns cuidados básicos devem ser tomados, além de uma manutenção constante:

 

a) Verifique, periodicamente, os ralos e sifões das louças do seu apartamento, providenciando sua limpeza com a retirada de todo e qualquer material causador de entupimento (panos, palitos, fósforos, cabelos, etc.). Mantenha a tampa do sifão em seu local.

 

b) As caixas de inspeção e caixas de gordura (localizadas entre os aparelhos e a rede de esgotos) são unidades herméticas que servem para direcionar os efluentes providos dos aparelhos e deverão ser limpos mensalmente.

 

c) Manter uma peça de proteção (tipo ralo) nas saídas das pias, para que ali fiquem os sólidos oriundos de lavagens.

 

d) Não apoiar peso nas torneiras.

 

 

e) Não jogar nos vasos sanitários quaisquer objetos, tais como:

 

     - folhas de papel;

     - Absorventes higiênicos;

     - Cotonetes;

     - Cabelos, etc.

 

f) Usar, para limpeza, detergente biodegradável.

 

g) Não usar elementos metálicos na limpeza de metais.

 

h) Nunca suba ou se apoie nos aparelhos sanitários, pois eles não foram feitos para suportar cargas concentradas.

 

i) A quantidade excessiva de louças e outros objetos dentro das cubas de sua pia pode provocar sua descolagem e/ou seu desprendimento, por excesso de peso.

 

j) As válvulas de descarga foram rigorosamente revisadas e reguladas pela assistência técnica dos fabricantes antes da entrega das suas chaves. Caso aconteçam futuras desregulagens ou deficiências de funcionamento devido ao uso, também é aconselhável chamar a mesma, cujo atendimento será  imediato.

 

k) As instalações hidráulicas estão conectadas às louças através de tubos flexíveis denominados “rabichos” , os quais foram revisados e testados antes da entrega das suas chaves. Estes, por suas próprias características, e por estarem expostos, podem ser eventualmente danificados, gerando vazamento. Neste caso, poderão ser substituídos com facilidade, tomando-se o cuidado de fechar o registro geral dessa unidade, antes da troca.

 

l) Os mecanismos de vedação das torneiras, duchas e as válvulas de descarga deverão ser verificados anualmente.

 

m) Proceder a limpeza regular do aerador (bico removível) das torneiras.

 

n) Fechar os registros quando o apartamento for ficar muito tempo desocupado para que, se ocorrer algum vazamento, não o inunde.

 

o) Ao fechar os registros, não os aperte excessivamente, pois desta forma sua vedação será danificada.

 

p) Fechar os ralos quando o apartamento for ficar muito tempo desocupado, caso contrário, a água das caixas sifonadas se evaporará quebrando o fecho hídrico e, por conseguinte, permitindo a passagem de insetos e mau cheiro para o seu apartamento, além do seu ressecamento.

 

q) Se a variação do nível d’água no vaso sanitário for pequena quando a descarga estiver sendo acionada, é porque há entupimento na tubulação.

r) No caso de entupimento de canalizações, chamar um técnico e não introduzir objetos rígidos para tentar o desentupimento, pois poderão furar a tubulação, ocasionando vazamentos no andar inferior. Na limpeza de ralos e sifões não use:

 

     - Haste e/ou arames inadequados;

     - Ácidos ou produtos cáusticos;

     - Substâncias que produzam ou estejam em alta temperatura;

     - Acetona concentrada, etc.

 

s) Não fure  as paredes de seu apartamento para a colocação de saboneteiras, papeleiras, cabides, quadros, armários, etc. sem antes consultar os projetos isométricos, pois você poderá perfurar algum tubo. Os projetos isométricos seguem no final deste manual (capítulo VIII) e serão os guias de localização das tubulações que passam em seu apartamento.

 

t) As duchas higiênicas deverão ser mantidas com o registro fechado, pois a pressão da água pode ocasionar vazamentos no bocal, uma vez que a vedação não suporta a pressão da água por muito tempo.

 

11 - Instalações Contra Incêndio:

 

Em todos os andares existem armários próprios onde se localizam registros com uma mangueira flexível de lona acoplada, para casos de incêndio, também existem botoeiras tipo “Quebra Vidro”, que acionam o sistema de sirene, na caixa de escada e junto ao porteiro.

 

Também existem, nos halls dos pavimentos, extintores para combate a princípios de incêndio, e luminárias de emergência que funcionam durante 0l (uma) hora em caso de faltar energia no prédio.

 

As portas corta - fogo das escadas visam impedir a propagação do fogo pelos andares no caso de incêndio e evitar a penetração de fumaça na caixa de escada. Devem permanecer sempre fechadas, e nunca serem trancadas com fechaduras / trincos, etc.

 

12 - Instalações Elétricas:

 

Cada unidade do prédio possui um quadro de  distribuição de circuitos onde estão colocados os disjuntores, que são chaves de segurança dos diversos  circuitos do imóvel. Esse quadro foi rigorosamente projetado e executado dentro das normas de segurança, não podendo ter suas chaves alteradas por outras de diferentes capacidades. Em caso de uma sobrecarga ou curto-circuito, a chave responsável pelo circuito desligará de forma rápida e imediata, evitando, assim, um mal maior. Entretanto, as partes não afetadas pela anormalidade permanecerão em funcionamento. Não tente religar o disjuntor sem antes verificar em que parte do circuito ocorreu o problema, corrigindo-o então. Na eventualidade de não encontrar a origem do curto-circuito, verifique se a chave está com defeito. Caso isto ocorra, procure um técnico para a troca.

 

Do quadro distribuidor os circuitos seguem por tubulações embutidas até os pontos de consumo (pontos de luz e tomadas) e até os pontos de interruptores.

 

Devido as suas próprias características, as instalações elétricas, uma vez energizadas,  mantêm inalteradas as condições iniciais de funcionamento. Quaisquer irregularidades posteriores, provavelmente, serão devidas ao uso abusivo, modificações ou ligações introduzidas inadequadamente.

 

A carga máxima de cada circuito é calculada considerando-se genericamente uma potência de 100 watts por ponto, com exceção daquelas de uso específico previstas no projeto, tais como chuveiros (que tem um circuito próprio), cozinha e área de serviço. Portanto, não é permitido o uso de conectores tripólos (benjamim), os quais poderão acarretar cargas acima das estipuladas no projeto.

Evite sobrecarga nos circuitos, não ligando dois ou mais aparelhos a uma mesma tomada. Verifique também a potência máxima do ponto de utilização, não ligando um aparelho de potência superior, pois isso sobrecarregará o circuito e, concomitantemente, ocorrerá a interrupção de fornecimento de energia pelo desligamento automático do disjuntor.

 

Cuidado especial deve ser tomado quando na colocação de chuveiros, lustres, apliques e similares, pois o corte indevido, ou emenda inadequada de fios, pode provocar a interrupção de luz em partes do imóvel e permitir o surgimento de peças que transmitam choques elétricos. Para esses serviços, procure um técnico em eletricidade. Não confie em um leigo.

 

Ao instalar lustres, ou similares, verifique se a chave de segurança do circuito está desligada, ficando seguro quanto a eventuais ligações erradas que possam ser feitas, as quais serão detectadas quando da religação da chave.

 

Os circuitos dos chuveiros estão projetados para ligação em 110 volts/4200 watts. Fique atento a este detalhe quando for adquirir seu aparelho.

As tomadas  do seu apartamento dispõem de aterramento, para sua segurança e de seus aparelhos eletrônicos.

 

13 - Instalações Telefônicas:

 

Cada unidade possui tomadas para aparelhos de telefone.

Ao ligar seu telefone à tomada, se este não funcionar, teste no ponto ao lado pois trata-se de duas linhas por apartamento, ou procure a concessionária (capítulo IV).

 

14 - Antena coletiva:

 

Nos cômodos de seu apartamento existem pontos de tomada para antena coletiva. É importante ressaltar que este sistema á interligado em série, portanto qualquer alteração de localização nas tomadas em sua unidade, sem prévia consulta à firma instaladora, poderá acarretar sérios problemas no sinal aos apartamentos de mesma prumada.

 

Caso haja problemas sérios de sintonização, deve-se ligar diretamente para a firma especializada, instaladora de antena coletiva do prédio, cujo telefone encontra-se nesse manual (capítulo VIII).

 

15 - Instalações de Porteiro Eletrônico / Interfone:

 

Teste-o quando do recebimento do imóvel. Caso o mesmo venha a falhar no futuro, solicite a assistência técnica especializada. (Cap. VIII)

Procure colocar e manter o fone do porteiro eletrônico perfeitamente encaixado no suporte, para evitar danos ao sistema.

 

16 - Instalações Mecânicas:

 

Os elevadores, por serem veículos de transporte e, como tal, bastante delicados e sensíveis, deverão merecer especial atenção na conservação e no seu uso. Por isso, os botões não deverão ser premidos desnecessariamente, bastando pressioná-los uma única vez para acionar os comandos.

 

Deve-se ter especial atenção com crianças junto às portas dos elevadores.

 

Recomendamos também que a manutenção e/ou conservação dos elevadores seja feita sempre por seu próprio fabricante (CAP. VIII), pois só assim será válida a respectiva garantia, conforme contrato de manutenção.

 

17 - Recomendações Gerais:

 

- Como em nossa região e especialmente no Bairro Buritis ocorrem repentinas variações de temperatura, há possibilidade de ocorrência de fissuras, normais em uma construção, devido a variação térmica, sem que isto venha a comprometer a segurança estrutural da construção.

 

- Também em nossa região, ocorre o surgimento de mofo, principalmente em cantos e atrás de cortinas e armários. O mofo é um organismo microscópico que se encontra no ar e que prolifera quando encontra três fatores: umidade, sombra e calor. Caso não seja possível manter o ambiente ventilado, combata o mofo logo que ele se manifeste, com o uso de detergente.

- Quando de sua mudança, procure orientar os carregadores para não baterem com os móveis em cantos, esquadrias, paredes, azulejos, etc. pois a correção de eventuais danos é trabalhosa e inconveniente.

 

- Aqui, resta-nos, agora , desejar-lhes uma feliz estada em seu novo imóvel.

 

 

 

 

 

 

 

CAPITULO III

 

 

PROVIDÊNCIAS DE EMERGÊNCIA

 

 

1 - Princípio de Incêndio:

 

No caso de princípio de incêndio, existem mangueiras de lona guardadas nas caixas de incêndio nos halls dos pavimentos, com registro e também extintores de incêndio. Os extintores serão os primeiros a serem usados e, caso não resolvam, deverão ser usadas as mangueiras, que podem ser levadas até o local do fogo e, abrindo-se o registro, serem operadas de modo semelhante ao de uma mangueira de jardim.

 

As escadas são isoladas por portas corta-fogo, que devem ficar sempre fechadas e nunca serem trancadas com fechaduras, trincos etc., para este fim. Com isto, em caso de incêndio, as pessoas podem descer pelas escadas, para evacuação do edifício.

 

Avise à portaria logo que ocorra algum princípio de incêndio, acionando a botoeira “Quebra Vidro” ao lado do hidrante.

 

Contatar o Corpo de Bombeiros pelo telefone: 193

 

 

2 - Vazamento em Tubulação Hidráulica:

 

 

No caso de algum vazamento, a primeira providência a ser tomada é o fechamento do registro geral do cômodo em que está ocorrendo o vazamento. Através dos projetos isométricos, que estão no capítulo VII deste manual, ficará fácil localizar os respectivos registros, além de ajudar a detectar a possível fonte do vazamento.

 

 

3 - Vazamento em Tubulação de Esgoto ou Entupimentos

 

 

No caso de algum vazamento em seu teto, solicitar ao proprietário do apartamento superior que evite utilizar o cômodo em que está ocorrendo o vazamento. Em seguida, chame imediatamente a firma responsável pela manutenção das instalações do prédio.

 

Quanto ao entupimento de algum ralo, válvula ou vaso sanitário, evite utilizar estes locais e não tente desentupir com cabos de vassoura, pedaços de ferro ou madeira. Chame a firma especializada.

 

 

4 - curto-circuito

 

No caso de algum curto-circuito, os disjuntores do quadro de comando desligar-se-ão automaticamente, desligando também as partes afetadas pela anormalidade. Para corrigir, é só voltar o disjuntor correspondente a sua posição original, mas antes procure verificar a causa do desligamento do disjuntor, chamando imediatamente a firma especializada responsável pela manutenção das instalações do prédio.

 

 

5 - Parada de Elevadores

 

Se houver o caso de ficar preso no elevador, não se assuste, pois não há o menor risco. Aperte o botão de alarme que a administração prestará socorro e chamará a firma responsável pela conservação do elevador.

 

Neste período, fique calmo, e aguarde o socorro.

 

 

6 - Vazamento de Gás:

 

Caso se verifique vazamento de gás em sua residência, deve-se imediatamente fechar o registro de entrada de gás, localizado atrás do aparelho, além de ventilar o ambiente ao máximo.

 

Existem registros localizados nas caixas dos halls de elevadores e registro geral situado na casa de gás no pilotis. Eles devem ser utilizados de acordo com a dimensão e localização do vazamento.

 

Feito isso, chamar a assistência técnica especializada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO IV

 

 

 

LIGAÇÕES COM CONCESSIONÁRIAS

 

 

 

1 - Ligação de Energia - CEMIG:

 

 

Se ocorrer qualquer problema de queda de energia em seu apartamento, o proprietário pode dirigir-se à concessionária CEMIG, localizada à Rua Coelho de Souza, 10 - Lourdes, ou então ligar para os telefones 120 ou 196.

 

Ao mudar para o apartamento, deverá ser solicitada a ligação da energia junto à  CEMIG.

 

 

2 - Ligação de Telefone - TELEMIG:

 

Para ligação da linha telefônica deve-se contatar os telefones 103 ou 104 + prefixo do telefone, solicitando a mesma, informando nome e endereço. A ligação será feita em 5 dias úteis, aproximadamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO V

 

 

 

CONSTRUÇÃO E RESPONSABILIDADE TÉCNICA

 

 

 

 

1 - Construção: Lanna Valle Engenharia e Construções Ltda.

                           Rua Sergipe, 328 - Funcionários

                           Belo Horizonte - MG

                           Fone: (03l) 212-3655

 

 

 

 

 

2 - Responsáveis Técnicos:        Dr. Flávio Peres Ribeiro

                                                CREA: 50.035/D

 

                                 Dr. José Luiz Esteves da Fonseca

                                CREA: 48.l47/D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO VI:

 

 

AUTORES DOS PROJETOS

 

 

1 - Projeto Arquitetônico:      Tecne Projetos e Consultoria Ltda

                                               Flávio Lemos Carsalade

                               Av. Nossa Senhora do Carmo, 221/217

                                               Belo Horizonte - MG

                                               Fone: (03l) 221.8469/ 227.9367

 

 

2 - Projeto Estrutural:            Lacerda Projetos e Consultoria Ltda.

                                               Av. Contorno, 3.257/ 502

                                               Belo Horizonte - MG

                                               Fone: (03l) 463.5903 / 481.4187

 

 

3 - Projetos de Instalações:    H R – Eng. de  Projetos  Ltda.

                                               Fone: (03l) 273.4322

 

 

4 - Projeto de Fundações:      Hidrosolo Consultoria e Eng. de Projetos Ltda

                                               Fone: (03l) 296-1336 / 344.7494

 

 

5 - Execução de Fundações:  EGF – Engenharia, Geotecnia e Fundações Ltda.

                                               Av. Prudente de Morais, 44 / 2º andar

                                               Belo Horizonte - MG

                                               Fone: (03l) 335-9244

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO VII 

 

 

TERMO DE GARANTIA

 

O objeto da garantia refere-se a construção das unidades autônomas e partes comuns do edifício a que se refere este manual e também estabelece as condições de atendimento da LANNA VALLE ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA.

 

O termo inicial ou início da garantia para os prazos abaixo fixados, se conta a partir do “Habite-se”.

 

- Caberá ao proprietário fazer prova de que o defeito ocorreu nos prazos de garantia aqui indicados, inclusive se o defeito comprometer a solidez e segurança, consoante dispõe o art. 1245 do Código Civil Brasileiro.

 

- Após a entrega das chaves e durante o período de 06 (seis) meses da emissão da Certidão de “Baixa e Habite-se”, caso haja necessidade de reparos e/ou eliminação de vícios ocultos, basta enviar seu “Pedido de Manutenção” à sede da Construtora ou enviar via fax nº (031) 226-5917, para formalização do mesmo e para que as providências sejam tomadas.

 

- O atendimento para as partes condominiais do edifício deverá ser solicitado pelo síndico.

 

- O atendimento para as partes privativas deverá ser solicitado pelo proprietário ou representante legal do mesmo.

 

- Prazo para atendimento:

 

        * Solicitações consideradas urgentes até 48 horas.

        * Solicitações gerais entrarão dentro de um cronograma de atendimento, podendo variar de acordo com a época.

 

- O cliente deverá ter em consideração o seguinte:

 

        a) A Construtora não se responsabiliza pela substituição ou reparo das peças que venham a sofrer desgaste provocado pelo tempo de uso, pela utilização incorreta ou ainda pelo desuso prolongado.

 

        b) A Construtora está isenta de prestar assistência técnica em casos de:

 

                * Problemas provocados pela utilização inadequada do imóvel:

                * Acidentes de qualquer natureza:

                * Serviços prestados por terceiros, contratados pelo cliente:

                * Problemas fortuitos ou de força maior.

                       * Problemas com partes constituídas de madeira, que estão sujeitas a variações de temperatura e/ou umidade relativa do ar.

Lanna Valle Engenharia e Construções Ltda.

 

Manutenção de Imóveis

 

I - Relatório de Reclamação

 

Pag. :       de      

 

Código da Manutenção :

 

Edifício :                                                   Unidade :

 

Cliente :                                                  

 

Telefone :                         Horário para contato :

 

 

Item

de Serviço

 

 

Problemas Verificados

 

 

1

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 

 

5

 

 

 

 

 

 

 

 

Data :                                      Assinatura :

 

 

CAPÍTULO VIII  

 

 

RELAÇÃO DE EMPREITEIROS E FORNECEDORES COM RESPECTIVAS ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS

 

 

1 - Esquadrias:

 

             - De alumínio:

 

             Alcoa - Alumínio S.A.

             Av. Amazonas, 8285 - Cabana

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 333-9700

 

             DINAMARCA ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO LTDA.

             Av. Amazonas, 5.375 - Nova Suissa

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 334-3244/ 334-9798

 

             - Portas de aço / Portão da garagem:

 

             SERV. ESP. - Serviços de Vidro e Espelhos Ltda. - M.E.

             Av. Pedro I, 1288 Loja - Itapoã

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 453.8361 (Caetano)

            

2 - Pedras:

 

             - Granitos e Mármores:

 

             Marmoaria Tunel Ltda.

             Av. Cristiano Machado, 479 - Concórdia

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 444.2304

 

             - Ardósia para  rodapés e piso dos halls e pilotis

 

             Revestimentos Lagoa Seca Ltda.

             Av. Dom Pedro I, 2495 - Planalto

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 495-1160 / 495-2215

 

 

 

3 - Fornecimento e aplicação de Monomassa / Tecno-jete

            

             - Pilotis e escadaria

 

             Tecnocril.

             Rua  Pouso Alegre, 1.884 - Floresta

             Belo Horizonte  - MG

             Telefone: (03l) 463.8588

 

 

4 - Cerâmicas:

 

             - Fachadas: Paredes Cozinha / Área de Serviço / Banheiros / Pisos

 

             Eliane Revestimentos Cerâmicos

             “Maximiliano Gaidzinski S.A. - Indústria de Azulejos Eliane

             Rua Piauí , l433 - Funcionários

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (031) 281-1499

             Fax: (03l) 281-3541

 

 

5 - Parquet e Lambri:

 

             - Fornecimento:

 

             Madepal Ltda.

             Av. Pedro II, 1.894

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 411-6363

 

            

6 - Portas:

 

             - Portas dos apartamentos em Angelim

 

             Marcenaria Braatz

             Rua Mirador , 856

             Presidente Getúlio – SC

             Fone: (031) 241-1311

 

 

 

 

 

 

7 - Assentamento de portas e tábua corrida

 

             Empreiteira J.C.

             Rua José Ferreira, 19 - Imbiruçu

             Betim - MG

             Telefone:(031) 591-3148 (recado) p/ Joaquim Izidoro

 

 

8 - Aplicação de cera e verniz em portas, forros e armários, pintura e aplicação de sinteco:

 

             Tinta usada nos halls acrílica cor gelo

             Tinta usada nos apartamentos: PVA latex cor palha

             Tinta usada nas lojas: PVA Latex cor palha

 

             - Pintura

             Fênix Acabamentos Ltda

             Rua Seis, 96 – Morada Nova

        Contagem - MG

             (031) 394-0455

 

 

             - Sinteco:

             Marcenart Ltda.

             Av. Men de Sá, 1120 - Santa Efigênia

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 283-2410 / 283-1819

            

             - Cera e Verniz:

             MCM Ltda

             Av. Capim Branco, 617 – Vista Alegre

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (031) 328-3952

 

 

 

9 - Instalações Hidrossanitárias:

 

             Lanna Valle Engenharia e Construções Ltda.

 

 

 

 

 

 

 

10 - Acabamentos e Louças:

 

             - Banho social e suíte:

               Vaso sanitário Celite - Linha Azaléia - Cor Marfim

             - Banho de empregada e lojas:

               Vaso sanitário Celite - Linha Saveiro cor Gelo

             - Banho social: bojo oval de embutir Celite 761 Cor Marfim

             - Banho suíte: bojo oval de embutir Celite 761 - Cor Marfim

             - Área de serviço: Tanque Celite Cor Gelo

             - Cozinha: Bojo Inox N2

 

             CNR - Cerâmicas Nacionais Reunidas S.A.

             Av. Pedro II, 2275 - Carlos Prates

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 462-2511

 

             - Metais Fabrimar ( cozinhas, banheiros):

             * Registros de gaveta

             * Registros de pressão

             * Torneiras de banheiro e cozinha

            

             - Fabrimar acqua jet ref. c2101

             * Duchinhas dos banheiros social e suíte

 

             Assistência Técnica Fabrimar:

             Av. Alvares Cabral, 975

             Telefone: (03l) 275-3426 / 275-3861

            

11 - Forros em Gesso:

 

             Estak Gesso Indústria e Comércio Ltda.

             Av. Artur Guimarães, 1100 - Santa Cruz

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 424-1685

 

12- Instalações elétricas e telefônicas:

 

             - Serviços de Instalações elétricas:

               JA Instalações Elétricas Ltda.

               Rua Nelson Hungria, 1764 - Tupi

               Belo Horizonte - MG

               Telefone: (03l) 433-3903

                                        977-6169 ( José Antônio)

 

 

 

             - Serviços de Instalação telefônica:

                S.M. Telecomunicações e Informática Ltda.

                Rua São Miguel, 398 - Itapoã

                Belo Horizonte - MG

                Telefone: (03l) 441-6027

 

 

13 - Luminárias:

 

 

                - Arandelas, plafons e blocos de concreto dos halls e pilotis, portaria:

                  Othon de Carvalho

                    Rua Carijós, 108 - Centro

                  Belo Horizonte - MG

                  Telefone: (03l) 273-3499

 

 

                - Varanda

                  Ponto do Eletricista

                  Av. Olegário Maciel, 594 – Centro

                  Belo Horizonte – MG

                  Fone : (031) 212-6133

 

 

14 - Antena Coletiva:

 

 

             Look Sat

             Rua Gratito,129- Santa Tereza

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 467-5577

 

 

15 - Interfone / Portão Eletrônico:

 

 

             Prisma Sistema de Segurança

             Rua Esmeralda, 582 - Prado

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 371-1188 / 371-3350

 

 

 

 

 

 

16 - Elevadores:

 

 

             Elevadores Schindler do Brasil S.A.

             Av. Bias Fortes, 736

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 201-8566

 

 

17 - Pára-raios:

 

             Termotécnica Indústria e Comércio Ltda.

             Rua Menotti Mucelli, 180 - Vila Magnesita

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 333-0499

 

 

18 - Instalações de gás canalizado:

 

 

             Supergasbrás

             Av. Des. Tito Fulgêncio, 296 - Jardim Industrial

             Contagem - MG

             Telefone: (03l) 333-3888

            

 

             M.G. Gás Comércio e Instalações Ltda.

             Rua Almerinda da Costa Ribeiro 258 - Canadá

             Contagem - MG

             Telefone: (031) 398-4129 / 977-8925

 

 

19 - Impermeabilizações:

 

 

             Estanque - Engenharia e Comércio Ltda.

             Rua Almandina, 6 - Conj. 02 - Floresta

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 222-6099

 

Impermeabilização: - Pilotis e área descoberta das garagens: manta Torodim 3mm/4mm. os banheiros, varandas, reservatórios superior e inferior foram impermeabilizados pela própria construtora.

 

 

 

20 - Paisagismo:

 

             Rogério Aparecido da Silva

             Rua Waldemar José Alves, 291 

             Ribeirão das Neves - MG

             Telefone: (03l) 624-2664

 

 

21 - Vidros:

 

             Vidro Temperado  Portaria

 

             GEBA - Assessoria Comercial

             Rua Mário Coutinho, 156 c/201 - Estoril

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 378-1827 / 982-1096

 

             Vidros lisos, Laminados, Mini-Boreal

 

               Design do Vidro

             Av. Raja Gabalia, 3.950/ 510B

             Belo Horizonte – MG

             Fone: (031) 349-9168

 

 

22 - Consultoria Técnica:

 

             Visoconsult

             Rua Estoril, 1276

             Belo Horizonte - MG

             Telefone; (03l) 443-7777

 

 

 

23 - Equipamentos de Incêndio:

 

             Matseg Ltda.

             Rua Horizontina, 91

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 344-5477

 

 

 

 

 

 

IX - PROJETOS ISOMÉTRICOS

 

 

 

 

Prezado (a) Senhor (a),

 

 

 

 

Apresentamos em anexo a este manual, projetos isométricos das paredes onde estão as tubulações do seu apartamento.

 

Estes projetos irão facilitar a fiscalização para o caso de ser necessário furar as paredes do seu apartamento.

 

Caso haja dificuldade da interpretação dos projetos, lembre-se de consultar um técnico antes de executar qualquer furo.