EDIFÍCIO

RESIDENCIAL

BARCELONA

 

 

 

MANUAL DO

PROPRIETÁRIO

 

 

 

 

 

 

 

Rua Eduardo Prado, 69 – Bairro Gutierrez  - Belo Horizonte/MG

 

 

INTRODUÇÃO..................................................................................................................04

 

I - INSTRUÇÕES SOBRE USO E MANUTENÇÃO ......................................................05

 

II - SERVIÇOS EXECUTADOS, SUAS CARACTERÍSTICAS E CUIDADOS

COM MANUTENÇÃO  CONSERVAÇÃO......................................................................06

 

     1.  Fundações

     2.  Supra Estrutura

     3.  Paredes

     4.  Esquadrias de Alumínio

     5.  Esquadrias de Madeira e Madeira em Geral

     6.  Vidros

     7.  Mármores e Granitos

     8.  Impermeabilizações e Vedações

     9.  Jardineiras

    10. Instalações Hidrossanitárias, Louças e Metais

    11. Instalações Contra Incêndio

    12. Instalações Elétricas

    13. Instalações Telefônicas

    14. Antena Coletiva

    15. Instalações do Porteiro Eletrônico / Interfone

    16. Instalações Mecânicas

    17. Aquecimento Solar

    18. Recomendações Gerais

 

 

III - PROVIDÊNCIAS DE EMERGÊNCIA ....................................................................15

 

    1.  Princípio de Incêndio

    2.  Vazamento em Tubulação Hidráulica

    3.  Vazamento em Tubulação de Esgoto ou Entupimentos

    4.  Curto-circuito

    5.  Parada de Elevadores

    6.  Vazamento de Gás

 

IV - LIGAÇÕES COM CONCESSIONÁRIAS ..................................................................17

 

        1.  Ligação de Energia - CEMIG

        2.  Ligação de Telefone - TELEMIG

 

V - CONSTRUÇÃO E RESPONSABILIDADE TÉCNICA................................................18

 

       1.  Construção

       2.  Responsável Técnico

VI - AUTORES DO PROJETO.............................................................................................19

 

    

       1.  Projeto Arquitetônico

       2.  Projeto Estrutural

       3.  Projeto de Instalações

       4.  Projeto de Fundações

       5.  Execução de Fundações  

 

VII - RELAÇÃO DOS PRINCIPAIS EMPREITEIROS E FORNECEDORES

COM RESPECTIVAS ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS............................................20

 

 

      1.  Esquadrias

      2.  Pedras

      3.  Fornecimento e aplicação de granitina

      4.  Cerâmicas

      5.  Tábua corrida

      6.  Portas

      7.  Armários

      8.  Assentamento de portas e montagem dos armários, tábua corrida

      9.  Aplicação de cera e verniz nas portas, forros e armários, pintura e aplicação de sinteco

    10.  Instalações hidrossanitárias

    11.  Acabamentos e louças

    12.  Forros em gesso

    13.  Instalações elétricas e telefônicas

    14.  Luminárias

    15.  Antena coletiva

    16.  Interfone / Portão Eletrônico

    17.  Elevadores

    18.  Pára-raios

    19.  Instalações de gás canalizado

    20.  Impermeabilizações

    21.  Paisagismo

    22.  Vidros

    23.  Consultoria técnica

    24.  Equipamentos de incêndio

    25.  Concreto aparente

    26.  Piscinas coberturas

    27.  Aquecimento solar

    28.  Exaustores das lojas 01 a 07

 

 

VIII - PROJETOS ISOMÉTRICOS ...............................................................................29

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

 

 

 

O presente manual de uso e manutenção se destina a fornecer ao Condomínio do Edifício Residencial Barcelona todos os dados e informações necessárias ao correto uso e manutenção do imóvel adquirido, para que você possa usufruir e conservar corretamente o seu imóvel,

permitindo-lhe proteger e valorizar seu patrimônio.

 

 

Estão aqui reunidos, além de instruções e informações, nomes, endereços e telefones dos projetistas, construtores, fabricantes e fornecedores de serviços, materiais e equipamentos utilizados para construção do edifício.

 

 

São todas empresas idôneas, com larga experiência na atividade de edificações e a elas poderá

a administração do condomínio se dirigir quando necessário.

 

 

Tal medida visa simplificar o atendimento ao condomínio, colocando em contato direto com a empresa responsável pela fabricação e instalação de materiais, equipamentos, serviços, etc. Elas oferecerão a assistência mais correta e adequada.

 

 

Recomendamos ainda que, a contratação de profissionais ou empresas para execução de reparos seja feita com reconhecida competência profissional e idoneidade, a fim de evitar dissabores. Em caso de dúvida, teremos prazer em prestar quaisquer esclarecimentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO I

 

 

 

INSTRUÇÕES SOBRE USO E MANUTENÇÃO

 

 

 

 

Seu imóvel foi construído com uma série de materiais heterogênios que estão sujeitos ao desgaste, mesmo com o uso normal, mas certamente se usados adequadamente, recebendo uma boa conservação, terão aumentada sua beleza e vida útil.

 

 

Lembre-se de que o uso inadequado das instalações e/ou equipamentos poderá trazer-lhe despesas extras e a perda de garantias.

 

 

A partir do momento do recebimento das chaves, e consequente posse do imóvel, a responsabilidade pela conservação do mesmo será inteiramente sua, independente das garantias legais que “Lanna Valle Engenharia e Construções Ltda” faz questão de assumir.

 

 

Os técnicos da “Lanna Valle” vistoriaram e testaram o funcionamento de todas as instalações de seu imóvel antes de considerá-lo concluído. Porém, é possível que algum detalhe ainda mereça ser retocado. Se tal acontecer, notifique a “Lanna Valle” da irregularidade que na sua maneira de ver possa comprometer a qualidade do seu apartamento.

 

 

A construção de um imóvel ainda obedece a um processo artesanal. Portanto, use o bom senso e não se detenha em pequenos detalhes que, mesmo apresentando alguma imperfeição, não comprometam a aparência e a qualidade do conjunto. Suas reclamações, que devem ser feitas por escrito, em formulário próprio, junto ao escritório Lanna Valle, serão analisadas pelo corpo técnico da construtora e, quando julgadas procedentes, serão prontamente corrigidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO II

 

 

 

SERVIÇOS EXECUTADOS, SUAS CARACTERÍSTICAS E CUIDADOS COM MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO

 

 

Abaixo estão listados alguns ítens que merecerão atenção especial quanto a sua manutenção preventiva e conservação:

 

 

1 - Fundações:

 

Este prédio possui fundações em estacas tipo Strauss, e cortinas laterais, devendo-se evitar escavações próximas as mesmas, bem como sobrecarregá-las com carga sobre os pisos, floreiras e outros elementos não determinados no projeto original.

 

 

2 - Supra Estrutura:

 

Este prédio é construído em concreto armado, não sendo possível a retirada total ou parcial de pilares, vigas e lajes, bem como submetê-los a cargas não previstas no projeto original.

 

 

3 - Paredes:

 

As alvenarias foram executadas em blocos de concreto celular autoclavado - “sical” devendo-se manter os seguintes cuidados:

 

- Não retirar, total ou parcialmente, uma parede de alvenaria sem a prévia consulta ao construtor quanto a orientação sobre segurança estrutural, passagem de canalizações, vigas invertidas, etc.

 

- Ao colocar pinos de sustentação para elementos a serem pendurados na parede, verificar se a alvenaria resiste ao peso, assegurando-se que não haverá agressão as tubulações embutidas nas paredes.

 

- Não use prego e martelo, e, sim, furadeira e parafusos com buchas.

 

4 - Esquadrias de Alumínio:

 

As esquadrias de alumínio do edifício receberam uma película de óxido de alumínio, aplicada sobre perfis e chapas por processo eletroquímico, cuja finalidade é proteger e decorar o material. Após anodização, as peças sofrem um processo de selagem dos poros.

 

Mantenha as peças móveis lubrificadas (quando for o caso) e em bom estado de conservação, evitando batidas em portas ou caixilhos que possam danificar a peça bem como comprometer sua fixação à parede.

 

Não apoie escadas ou outros objetos na sua superfície.

As dobradiças, fechaduras, pinos de segurança, etc., não devem ser submetidos a esforços para os quais não foram projetados.

Limpar periodicamente as esquadrias e sempre seguindo o sentido de acabamento da película.

Limpar periodicamente os drenos existentes nos peitoris das janelas (canaletas entre os trilhos das folhas de correr), deixando-os sempre desobstruídos, sem o que ocorrem, comumente, infiltrações por ficar impedido o escoamento da água, ocasionando manchas na parte inferior das paredes.

Verificar sempre a vedação peitoril-esquadria. Não se deve remover, em qualquer hipótese, as massas de vedação aparentes aplicadas nas esquadrias e em suas junções com o revestimento externo.

Não deixe respingar sobre as esquadrias tinta, cal, ácidos, cimento ou gesso. Caso isso aconteça, limpe imediatamente com pano úmido e logo após com flanela seca.

Para remover respingos de tinta, óleo, graxa ou massa de vedação, passe um solvente tipo varsol.

Para retirar poeira, passe apenas uma flanela ou pano macio, seco. Nos cantos de difícil acesso, usar pincel de pêlos macios.

Para remover fuligem, limpe com água quente e seque com pano macio.

Para limpar sujeira ou detritos de pássaros, lave com água e sabão de coco, enxaguando e secando.

Nunca empregue qualquer tipo de palha de aço.

Após a limpeza, por qualquer dos métodos acima, é aconselhável a aplicação de uma camada de cera líquida ou removedores à base de cera.

Se futuramente ocorrer, por má utilização ou limpeza inadequada, qualquer defeito de funcionamento, entre em contato com a empresa fornecedora das esquadrias de alumínio do edifício, que lhe dará assistência técnica.

 

5 - Esquadrias de Madeira e Madeiras em geral:

 

As peças de madeira não devem ter contato com a água em hipótese alguma, pois são materiais suscetíveis a deformações quando expostos a esta situação.

 

O seu apartamento deve ser dedetizado e descupinizado para sua proteção a cada 6 meses.

 

Esta medida é importante, inclusive em armários, prateleiras e outros objetos de madeira, colocados por você, pois estes materiais não descupinizados podem transmitir focos de cupins às esquadrias do apartamento.

 

Quando o apartamento ficar sem uso por muito tempo, deixar as portas dos armários abertas para evitar o aparecimento de mofo.

 

 

6 - Vidros:

 

Os vidros possuem espessura compatível com a resistência para seu uso natural. Evite batidas com caixilhos e pancadas por meios mecânicos.

 

7 - Mármores e Granitos:

 

Nessas peças, recomendamos aos proprietários cuidados na limpeza dos mesmos. Nunca se deve utilizar produtos de limpeza agressivos, tais como palha de aço, ácidos, detergentes muito fortes e/ou abrasivos, nem remova a sujeira com faquinhas. É aconselhável, de 3 em 3 meses, aplicar um demão muito fina de cera incolor para conservação e proteção.

 

Nas peças em granito, utilize um pano úmido com detergente neutro biodegradável para limpeza.

 

Nos peitoris em mármore, prepare uma pasta com gesso, água, um pouco de bicarbonato de sódio e algumas gotas de benzina. Aplique essa pasta sobre a peça e retire quando secar.

 

8 - Impermeabilizações e Vedações:

 

Os banheiros, cozinhas, áreas de servico, sacadas e terraços devem ser limpos com pano úmido ou esponjas. Evite o uso de detergentes, que pelo seu alto poder de abrasão, tendem a eliminar os rejuntamentos dos pisos e paredes, provocando infiltrações generalizadas.

 

Não é permitido o uso de escovas de aço, estiletes ou vassoura piaçava pois essas retiram o rejuntamento.

 

A revisão dos rejuntamentos deverá ser feita semestralmente.

 

No caso de constatação de umidade nos tetos desses cômodos, solicitar ao proprietário do apartamento superior que promova o rejuntamento dos pisos, ralos e das peças de louça. Se a umidade for próxima ao rodapé de cômodo vizinho a esses, rejunte o seu cômodo impermeabilizado.

 

Não use elementos agressivos, como derivados do petróleo, soda cáustica e ácidos.

 

Pelas características técnicas específicas das impermeabilizações, sob nenhuma hipótese, faça quaisquer modificações ou alterações nessas áreas, pois poderão agredir a impermeabilização. Consulte-nos, antes. As modificações mais comumente verificadas são:

 

    - Troca de revestimento;

    - Construção de jardineiras, lajes, paredes;

    - Modificação de paredes, ralos, etc.

 

Caso haja algum entupimento em ralos, tomar cuidado para que, ao desentupí-los, não sejam furadas as camadas de impermeabilização ou os próprios ralos, possibilitando, assim, a passagem d’água por baixo da impermeabilização.

 

Alertamos que, normalmente, as garagens não são preparadas para lavagem de carros, pois não possuem instalações próprias para esse fim, bem como impermeabilização específica. Os veículos só devem ser limpos com panos umedecidos através de balde e nunca diretamente por mangueiras, evitando-se infiltrações generalizadas nos pavimentos imediatamente abaixo das garagens.

 

Caso sejam feitas alterações de área nos terraços ou pilotis, cuidar para que os caibros ou similares não sejam fincados no piso, rompendo a impermeabilização.

 

9 - Jardineiras

 

Quando for fazer a substituição de alguma planta, evitar trocá-la por plantas que possuam raízes longas e/ou fortes. Estas raízes causam entupimentos e agridem a impermeabilização.

 

Evitar utilizar instrumentos pontiagudos ou contundentes para não ferir a impermeabilização.

 

Suas plantas estarão sempre bonitas se forem tratadas adequadamente. Em caso de dúvidas, procurar uma floricultura.

 

Não deixar a jardineira sem molhar por muito tempo (mais de um mês), pois esse é o tempo médio de retenção de água que essa jardineira suporta. Além disso, as plantas morrerão por falta d’água.

 

O nível do solo deve  estar a pelo menos dez centímetros do topo da jardineira, para que não haja transbordamento d’água e também, posteriormente, de terra, uma vez que há um crescimento de aproximadamente dois centímetros anuais no nível da terra. Portanto, deve-se fazer um replantio completo a cada cinco anos no máximo.

 

 

10 - Instalações Hidrossanitárias, louças e metais:

 

As canalizações da instalação hidráulica foram executadas em tubos de polipropileno e PVC, tendo sido testadas antes da entrega do imóvel. Para evitar futuros transtornos, alguns cuidados básicos devem ser tomados, além de uma manutenção constante:

 

a) Verifique, periodicamente, os ralos e sifões das louças do seu apartamento, providenciando sua limpeza com a retirada de todo e qualquer material causador de entupimento (panos, palitos, fósforos, cabelos, etc.). Mantenha a tampa do sifão em seu local.

 

b) As caixas de inspeção e caixas de gordura (localizadas entre os aparelhos e a rede de esgotos) são unidades herméticas que servem para direcionar os efluentes providos dos aparelhos e deverão ser limpos mensalmente.

 

c) Manter uma peça de proteção (tipo ralo) nas saídas das pias, para que ali fiquem os sólidos oriundos de lavagens.

 

d) Não apoiar peso nas torneiras.

 

e) Não jogar nos vasos sanitários quaisquer objetos, tais como:

 

     - folhas de papel;

     - Absorventes higiênicos;

     - Cotonetes;

     - Cabelos, etc.

 

f) Usar, para limpeza, detergente biodegradável.

 

g) Não usar elementos metálicos na limpeza de metais.

 

h) Nunca suba ou se apoie nos aparelhos sanitários, pois eles não foram feitos para suportar cargas concentradas.

 

i) A quantidade excessiva de louças e outros objetos dentro das cubas de sua pia pode provocar sua descolagem e/ou seu desprendimento, por excesso de peso.

 

j) as válvulas de descarga foram rigorosamente revisadas e reguladas pela assistência técnica dos fabricantes antes da entrega das suas chaves. Caso aconteçam futuras desregulagens ou deficiências de funcionamento devido ao uso, também é aconselhável chamar a mesma, cujo atendimento será  imediato.

 

k) As instalações hidráulicas estão conectadas às louças através de tubos flexíveis denominados “rabichos” , os quais foram revisados e testados antes da entrega das suas chaves. Estes, por suas próprias características, e por estarem expostos, podem ser eventualmente danificados, gerando vazamento. Neste caso, poderão ser substituídos com facilidade, tomando-se o cuidado de fechar o registro geral dessa unidade, antes da troca.

 

l) Os mecanismos de vedação das torneiras, duchas e as válvulas de descarga deverão ser verificados anualmente.

 

m) Proceder a limpeza regular do aerador (bico removível) das torneiras.

 

n) Fechar os registros quando o apartamento for ficar muito tempo desocupado para que, se ocorrer algum vazamento, não o inunde.

 

o) Ao fechar os registros, não os aperte excessivamente, pois desta forma sua vedação será danificada.

 

p) Fechar os ralos quando o apartamento for ficar muito tempo desocupado, caso contrário, a água das caixas sifonadas se evaporará quebrando o fecho hídrico e, por conseguinte, permitindo a passagem de insetos e mau cheiro para o seu apartamento, além do seu ressecamento.

 

q) Se a variação do nível d’água no vaso sanitário for pequena quando a descarga estiver sendo acionada, é porque há entupimento na tubulação.

 

r) No caso de entupimento de canalizações, chamar um técnico e não introduzir objetos rígidos para tentar o desentupimento, pois poderão furar a tubulação, ocasionando vazamentos no andar inferior. Na limpeza de ralos e sifões não use:

 

     - Haste e/ou arames inadequados;

     - Ácidos ou produtos cáusticos;

     - Substâncias que produzam ou estejam em alta temperatura;

     - Acetona concentrada, etc.

 

s) Não fure  as paredes de seu apartamento para a colocação de saboneteiras, papeleiras, cabides, quadros, armários, etc. sem antes consultar os projetos isométricos, pois você poderá perfurar algum tubo. Os projetos isométricos seguem no final deste manual (capítulo VIII) e serão os guias de localização das tubulações que passam em seu apartamento.

 

t) As duchas higiênicas deverão ser mantidas com o registro fechado, pois a pressão da água pode ocasionar vazamentos no bocal, pois a vedação não suporta a pressão da água por muito tempo.

 

 

11 - Instalações Contra Incêndio:

 

Em todos os andares existem armários próprios onde se localizam registros com uma mangueira flexível de lona acoplada, para casos de incêndio. Também existem botoeiras tipo “Quebra Vidro”, que é acionado o sistema de sirene, junto ao porteiro, informando o andar em que o vidro foi quebrado.

 

Também existem, nos halls dos pavimentos, extintores para combate a princípios de incêndio, e luminárias de emergência que funcionam durante 0l (uma) hora em caso de faltar energia no prédio.

 

As portas corta-fogo das escadas visam impedir a propagação do fogo pelos andares no caso de incêndio e evitar a penetração de fumaça na caixa de escada. Devem permanecer sempre fechadas, e nunca serem trancadas com fechaduras / trincos, etc., bem como as portas que dividem o hall social do serviço, deixando-as sempre desempedidas.

 

12 - Instalações Elétricas:

 

Cada unidade do prédio possui um quadro de  distribuição de circuitos onde estão colocados os disjuntores, que são chaves de segurança dos diversos  circuitos do imóvel. Esse quadro foi rigorosamente projetado e executado dentro das normas de segurança, não podendo ter suas chaves alteradas por outras de diferentes capacidades. Em caso de uma sobrecarga ou curto-circuito, a chave responsável pelo circuito desligará de forma rápida e imediata, evitando, assim, um mal maior. Entretanto, as partes não afetadas pela anormalidade permanecerão em funcionamento. Não tente religar o disjuntor sem antes verificar em que parte do circuito ocorreu o problema, corrigindo-o então. Na eventualidade de não encontrar a origem do curto-circuito, verifique se a chave está com defeito. Caso isto ocorra, procure um técnico para a troca.

 

Do quadro distribuidor  de circuitos, os circuitos seguem por tubulações embutidas até os pontos de consumo (pontos de luz e tomadas) e até os pontos de interruptores.

 

Devido as suas próprias características, as instalações elétricas, uma vez energizadas,  mantêm inalteradas as condições iniciais de funcionamento. Quaisquer irregularidades posteriores, provavelmente, serão devidas ao uso abusivo, modificações ou ligações introduzidas inadequadamente.

 

A carga máxima de cada circuito é calculada considerando-se genericamente uma potência de 100 watts por ponto, com exceção daquelas de uso específico previstas no projeto, tais como chuveiros (que tem um circuito próprio), cozinha e área de serviço. Portanto, não é permitido o uso de conectores tripólos (benjamim), os quais poderão acarretar cargas acima das estipuladas no projeto.

 

Evite sobrecarga nos circuitos, não ligando dois ou mais aparelhos a uma mesma tomada. Verifique também a potência máxima do ponto de utilização, não ligando um aparelho de potência superior, pois isso sobrecarregará o circuito e, concomitantemente, ocorrerá a interrupção de fornecimento de energia pelo desligamento automático do disjuntor.

 

Cuidado especial deve ser tomado quando na colocação de chuveiros, lustres, apliques e similares, pois o corte indevido, ou emenda inadequada de fios, pode provocar a interrupção de luz em partes do imóvel e permitir o surgimento de peças que transmitam choques elétricos. Para esses serviços, procure um técnico em eletricidade. Não confie em um leigo.

 

Ao instalar lustres, ou similares, verifique se a chave de segurança do circuito está desligada, ficando seguro quanto a eventuais ligações erradas que possam ser feitas, as quais serão detectadas quando da religação da chave.

 

ATENÇÃO

 

No quarto nº 01 possui uma tomada, cuja a mesma tem aterramento para computadores, devendo a mesma ser utilizada para este fim, caso possua um computador, solicitar assistência de um técnico de sua confiança.

 

Abaixo da bancada da pia existe uma tomada para máquina de lavar louça que possui aterramento e funciona em 220 volts.

 

 

13 - Instalações Telefônicas:

 

Cada unidade possui tomadas para aparelhos de telefone.

Ao ligar seu telefone à tomada, se este não funcionar, procure a concessionária (capítulo IV).

 

 

14 - Antena coletiva:

 

Nos cômodos de seu apartamento existem pontos de tomada para antena coletiva. É importante ressaltar que este sistema á interligado em série, portanto qualquer alteração de localização nas tomadas em sua unidade, sem prévia consulta à firma instaladora, poderá acarretar sérios problemas no sinal aos apartamentos de mesma prumada.

 

Caso haja problemas sérios de sintonização, deve-se ligar diretamente para a firma especializada, instaladora de antena coletiva do prédio, cujo telefone encontra-se nesse manual (capítulo VII).

 

 

15 - Instalações de Porteiro Eletrônico / Interfone:

 

Teste-o quando do recebimento do imóvel. Caso o mesmo venha a falhar no futuro, solicite a assistência técnica especializada. (Cap. VII)

Procure colocar e manter o fone do porteiro eletrônico perfeitamente encaixado no suporte, para evitar danos ao sistema.

 

16 - Instalações Mecânicas:

 

Os elevadores, por serem veículos de transporte e, como tal, bastante delicados e sensíveis, deverão merecer especial atenção na conservação e no seu uso. Por isso, os botões não deverão ser premidos desnecessariamente, bastando pressioná-los uma única vez para acionar os comandos.

 

Deve-se ter especial atenção com crianças junto às portas dos elevadores.

 

Recomendamos também que a manutenção e/ou conservação dos elevadores seja feita sempre por seu próprio fabricante (CAP. VII), pois só assim será válida a respectiva garantia.

17 - Aquecimento Solar

 

O prédio dispõe de sistema de aquecimento solar para atendimento de água quente nos banheiros social e suíte, não havendo necessidade de instalar chuveiros elétricos, devendo ser comprado, duchas, chuveiros adequados ao sistema.

 

Caso ocorra resfriamento da água contactar a empresa instaladora (Cap. VII), e solicitar vistoria do sistema (O mesmo tem garantia para 04 anos).

 

 

18 - Recomendações Gerais:

 

- Como em nossa região ocorrem repentinas variações de temperatura, há possibilidade de ocorrência de fissuras, normais em uma construção, devido a variação térmica, sem que isto venha a comprometer a segurança estrutural da construção.

 

- Também em nossa região, ocorre o surgimento de mofo, principalmente em cantos e atrás de cortinas e armários. O mofo é um organismo microscópico que se encontra no ar e que prolifera quando encontra três fatores: umidade, sombra e calor. Caso não seja possível manter o ambiente ventilado, combata o mofo logo que ele se manifeste, com o uso de detergente.

 

- Quando de sua mudança, procure orientar os carregadores para não baterem com os móveis em cantos, esquadrias, paredes, azulejos, etc. pois a correção de eventuais danos é trabalhosa e inconveniente.

 

- Aqui, resta-nos, agora, desejar-lhes uma feliz estada em seu novo imóvel.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPITULO III

 

 

 

PROVIDÊNCIAS DE EMERGÊNCIA

 

 

1 - Princípio de Incêndio:

 

No caso de princípio de incêndio, existem mangueiras de lona guardadas nas caixas de incêndio nos halls dos pavimentos, com registro e também extintores de incêndio. Os extintores serão os primeiros a serem usados e, caso não resolvam, deverão ser usadas as mangueiras, que podem ser levadas até o local do fogo e, abrindo-se o registro, serem operadas de modo semelhante ao de uma mangueira de jardim.

 

As escadas são isoladas por portas corta-fogo, que devem ficar sempre fechadas e nunca serem trancadas com fechaduras, trincos etc., para este fim. Com isto, em caso de incêndio, as pessoas podem descer pelas escadas, para evacuação do edifício.

 

Avise à portaria logo que ocorra algum princípio de incêndio, acionando a botoeira “Quebra Vidro” ao lado do hidrante.

 

Contactar o Corpo de Bombeiros pelo telefone: 193

 

 

2 - Vazamento em Tubulação Hidráulica:

 

 

No caso de algum vazamento, a primeira providência a ser tomada é o fechamento do registro geral do cômodo em que está ocorrendo o vazamento. Através dos projetos isométricos, que estão no capítulo VII deste manual, ficará fácil localizar os respectivos registros, além de ajudar a detectar a possível fonte do vazamento.

 

 

3 - Vazamento em Tubulação de Esgoto ou Entupimentos

 

 

No caso de algum vazamento em seu teto, solicitar ao proprietário do apartamento superior que evite utilizar o cômodo em que está ocorrendo o vazamento. Em seguida, chame imediatamente a firma responsável pela manutenção das instalações do prédio.

 

Quanto ao entupimento de algum ralo, válvula ou vaso sanitário, evite utilizar estes locais e não tente desentupir com cabos de vassoura, pedaços de ferro ou madeira. Chame a firma especializada.

 

 

 

4 - Curto-Circuito

 

No caso de algum curto-ciruito, os disjuntores do quadro de comando desligar-se-ão automaticamente, desligando também as partes afetadas pela anormalidade. Para corrigir, é so voltar o disjuntor correspondente a sua posição original, mas antes procure verificar a causa do desligamento do disjuntor, chamando imediatamente a firma especializada responsável pela manutenção das instalações do prédio.

 

 

5 - Parada de Elevadores

 

Se houver o caso de ficar preso no elevador, não se assuste, pois não há o menor risco. Aperte o botão de alarme que a administração prestará socorro e chamará a firma responsável pela conservação do elevador.

 

Neste período, fique calmo, e aguarde o socorro.

 

 

6 - Vazamento de Gás:

 

Caso se verifique vazamento de gás em sua residência, deve-se imediatamente fechar o registro de entrada de gás, localizado atrás do aparelho, além de ventilar o ambiente ao máximo.

 

Existem registros localizados nas caixas dos halls de elevadores e registro geral situado na casa de gás no pilotis. Eles devem ser utilizados de acordo com a dimensão e localização do vazamento.

 

Feito isso, chamar a assistência técnica especializada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO IV

 

 

LIGAÇÕES COM CONCESSIONÁRIAS

 

 

 

1 - Ligação de Energia - CEMIG:

 

 

Se ocorrer qualquer problema de queda de energia em seu apartamento, o proprietário pode dirigir-se à concessionária CEMIG, localizada à Rua Coelho de Souza, 10 - Lourdes, ou então ligar para os telefones 120 ou 196.

 

Ao mudar para o apartamento, deverá ser solicitada a ligaçào da energia junto à  CEMIG.

 

 

2 - Ligaçào de Telefone - TELEMIG:

 

Para ligação da linha telefônica deve-se contactar os telefones 103 ou 104 + prefixo do telefone, solicitando a mesma, informando nome e endereço. A ligação será feita em 5 dias úteis, aproximadamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO V

 

 

 

CONSTRUÇÃO E RESPONSABILIDADE TÉCNICA

 

 

 

1 - Construção: Lanna Valle Engenharia e Construções Ltda.

                         Rua Sergipe, 328 - Funcionários

                         Belo Horizonte - MG

                         Fone: (03l) 212-3655

 

 

 

 

 

2 - Responsável Técnico:  Dr. José Luiz Esteves da Fonseca

                                          CREA: 48.l47/D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO VI:

 

 

AUTORES DOS PROJETOS

 

 

1 - Projeto Arquitetônico:     Tecné Projetos e Consultoria Ltda

                                              Av. Nossa Senhora do Carmo, 221 conj. 217

                                              Belo Horizonte - MG

                                              Fone: (03l) 221-8469

 

 

2 - Projeto Estrutural:           Bedê Consultoria e Projetos Ltda

                                              Rua Urucuia, 80 - Floresta

                                              Belo Horizonte - MG

                                              Fone: (03l) 224-5303

 

 

3 - Projetos de Instalações:   Proelhi - Projetos e Instalações Elétricas e Hidráulicas Ltda

                                              Fone: (03l) 225-0759 / 349-4563

 

 

4 - Projeto de Fundações:     Hidrosolo - Consultoria e Engenharia de Projetos

                                              Av. Raja Gabaglia, 2680 Conj. 901

                                              Belo Horizonte - MG

                                              Fone: (03l) 344-7994

 

 

5 - Execução de Fundações: Celso Gontijo de Paula Engenharia de Solos ltda

                                              Av. Olegário Maciel, 2237 - Lourdes

                                              Belo Horizonte - MG

                                              Fone: (03l) 335-9244

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO VII

 

 

RELAÇÃO DE EMPREITEIROS E FORNECEDORES COM RESPECTIVAS ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS

 

1 - Esquadrias:

 

             - De alumínio:

             Alcoa - Alumínio S.A.

             Av. Amazonas, 8285 - Cabana

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 333-9700

 

             EBME - Empresa Brasileira de Montagem de Esquadrias Ltda

             Rua Itapetinga, 180 - Cachoeirinha

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 442-8130

 

 

             - Das Garagens, corrimãos, guarda corpos, grelhas, tampas, portas metálicas e              grades:

             Serralheria C. B. Ltda

             Av. José Félix Martins, 946 - Mantiqueira

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 453-1256

            

2 - Pedras:

 

             - Granitos e Mármores:

             Pantheon - Mármores e Granitos Ltda

             Rua Maria José de Assunção, 250 - Jardinópolis

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 333-8446

 

             Fernex Exporte

             Rua Juiz da Costa Val, 161 - São Lucas

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 225-1188 / 225-9945

 

             - Pedras Rio Verde e Ardósia para varandas, rodapés e piso dos halls, pilotis,              cobertura

             Revestimentos Lagoa Seca Ltda

             Av. Dom Pedro I, 2495 - Planalto

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 495-1160 / 495-2215

3 - Fornecimento e aplicação de granitina:

 

            

             Construtora Lago Azul Ltda.

             Rua Afonso Pena, 235 - Jardim da Glória

             Vespasiano - MG

             Telefone: (03l) 621-2723

 

 

 

4 - Cerâmicas:

 

 

             - Fachadas:

             Cerâmica Portobello S.A.

             BR. 101 km 163 - Tijucas - SC

             Telefone: (0482) 630929

 

 

             - Paredes Cozinha / Área de Serviço / Banheiros

             Eliane Azulejos de Minas Gerais S.A.

             Av. Maximiliano Gai Dzinski, 1000

             Várzea da Palma - MG

             Telefone: (038) 731-1494

 

 

5 - Tábua Corrida:

 

             - Fornecimento:

             Eucapostes Madeiras e Escoramentos

             Rua Antônio J. Carvalho, 86

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 462-6322

 

 

 

6 - Portas:

 

             - Portas dos apartamentos em Freijó

             Origem Tomasselli S.A.

             Ferpa Representações

             Rua Uberaba 426 - A

             Belo Horizonte - MG

             (031) 295-4200

 

 

7 - Armários:

 

             - Armários embutidos nos quartos, armários das cozinhas, marcos de portas,              rodapés e alisares.

             Marcenaria Leonardo Ltda

             Rua Niquelina, 1200 - Santa Efigênia

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 461-8590

 

 

8 - Assentamento de portas e montagem de armários, tábua corrida

             Empreiteira J.C.

             Rua José Ferreira, 19 - Imbiruçu

             Betim - MG

             Telefone:(031) 291-4560 / 397-5026

 

 

9 - Aplicação de cera e verniz em portas, forros e armários, pintura e aplicação de sinteco:

 

             Tinta usada nos halls e escadas: Quantil Neblina

             Tinta usada nos apartamentos: Coralatex cor palha

             Tinta usada nas lojas: Coralatex cor palha

            

             Lustradora Nova Era Ltda

             Rua Nova Contagem, 90 - Vila Francisco Mariano

             Contagem - MG

 

 

             J.G. Pinturas

             Rua Jurunas, 610 - Bairro do Carmo

             Sete Lagoas - MG

             Telefone: (03l) 773-0910

 

 

10 - Instalações Hidrossanitárias:

 

             Lanna Valle Engenharia e Construções Ltda

 

11 - Acabamentos e Louças:

 

             - Banho social e suíte:

             Vaso sanitário Celite - ref. Azaléia Pêssego /Cinza Pérola

             - Banho de empregada e lojas:

             Vaso sanitário Celite - ref. Azaléia Gelo

             - Banho social: bojo oval de embutir Celite - 761 - Pêssego

             - Banho suíte: bojo oval de embutir Celite Cinza Pérola

             - Área de serviço: Tanque Celite branco com fixação e coluna

             - Cozinha: Bojo Inox N2 Fischer

 

             Casa Castanheira Ltda

             Av. Pedro II, 1166 - Carlos Prates

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 201-4533

 

             - Metais Fabrimar linha digital line ref. c 1875dl ( cozinhas, banheiros):

             * Registros de gaveta

             * Registros de pressão

             * Torneiras de banheiro e cozinha

            

             - Fabrimar acqua jet ref. c2195

             * Duchinhas dos banheiros social e suíte

 

             Hydrus Comércio e Representação Ltda

             Av. Américo Vespúcio, 1100

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 421-1255

 

             Assistência Técnica Fabrimar:

             Av. Alvares Cabral, 975

             Telefone: (03l) 275-3426 / 275-3861

            

12- Forros em Gesso:

 

             Estar Gesso Ltda

             Rua Manoel José da Silva, 147 - Santa Cruz

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 424-1685

 

13- Instalações elétricas e telefônicas:

 

             Serviços de Instalações elétricas:

                JA Instalações Elétricas ltda

                Rua Nelson Hungria, 1764 - Tupi

                Belo Horizonte - MG

                Telefone: (03l) 433-3903

 

             Serviços de Instalação telefônica:

                S.M. Telecomunicações e Informática Ltda

                Rua São Miguel, 398 - Itapoã

                Belo Horizonte - MG

                Telefone: (03l) 441-6027

 

 

14 - Luminárias:

 

 

                - Arandelas, plafons e blocos de concreto dos halls e pilotis, portaria:

                Othon de Carvalho

                Rua Carijós, 108 - Centro

                Belo Horizonte - MG

                Telefone: (03l) 273-3499

 

            

 

15 - Antena Coletiva:

 

             Fausto Gomes e Cia.

             Rua Hermílio Alves, 356 - Santa Teresa

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 467-5577

 

 

16 - Interfone / Portão Eletrônico:

 

 

             Prisma Sistema de Segurança

             Rua Esmeralda, 582 - Prado

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 334-6722

 

 

 

17 - Elevadores:

 

             Elevadores Schindler do Brasil S.A.

             Av. Bias Fortes, 736

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 201-8566

 

 

18 - Pára-raios:

 

             Termotécnica Indústria e Comércio Ltda

             Rua Menotti Mucelli, 180 - Vila Magnesita

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 333-0499

 

19 - Instalações de gás canalizado:

 

             Minasgás S.A.

             Rua Dr. Antônio de Carvalho Lage, 159 - Cidade Industrial

             Contagem - MG

             Telefone: (03l) 333-3500

             Obs: Ao instalar o fogão, solicitar a presença do técnico da empresa para ligar o              gás.

 

20 - Impermeabilizações:

 

             Estanque - Engenharia e Comércio Ltda

             Rua Almandina, 6 - Conj. 02 - Floresta

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 222-6099

 

Impermeabilização: - Pilotis e cobertura: manta Torodim 3mm/4mm. os banheiros, varandas, reservatórios superior e inferior foram impermeabilizados pela própria construtora.

 

21 - Paisagismo:

 

             Mirais - Plantas e Utilidades

             Minas Casa Loja 74B

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 426-2244

22 - Vidros:

 

             Vidroservis Ltda

             Rua Lindolfo de Azevedo, 335A

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 334-1868

 

23 - Consultoria Técnica:

 

             Concremat

             Av. Pres. Carlos Luz, 5309 - São Luiz

             Belo Horizonte - MG

             Telefone; (03l) 441-1799

 

24 - Equipamentos de Incêndio:

 

             Matseg Ltda

             Rua Horizontina, 91

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 344-5477

 

25 - Concreto Aparente:

 

             TCA Ltda.

             Rua Treze, 32 - Imbiruçu

             Betim - MG

 

26 - Piscinas da Cobertura:

 

             Via Lazer Ind. e Com. Ltda

             Av. Carlos Luz, 1826

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 415-6251

 

27 - Aquecimento Solar:

 

             Tuma Industrial Ltda.

             Av. Senador Levindo Coelho, 47

             Belo Horizonte - MG

             Telefone: (03l) 385-2233

 

 

28 - Exaustores das Lojas 01 a 07:

            

             Engearc Ltda / Sanear

             Rua Mariana, 110

             Belo Horizonte - MG

             Telefone:(03l) 446-2004